Páginas

sábado, 4 de julho de 2009

Universidade deve fomentar responsabilidade social, diz reitor da UFV




"Queremos formar o melhor técnico, mas também o melhor cidadão." Com essas palavras, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luiz Cláudio Costa, concluiu discurso em solenidade que homenageou, na sexta-feira (3/7/09), os 80 anos da Semana do Fazendeiro, primeiro programa de extensão universitária do País. Desde 1929, a Semana tem uma programação que busca levar conhecimento ao homem do campo e ao agricultor familiar, respeitando a cultura e o saber locais. Para o reitor, essa responsabilidade social deve nortear a formação do jovem universitário. "Hoje, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Não nos falta tecnologia para a produção de alimentos, mas sim um modelo de mundo que também temos que construir na universidade", avaliou.

Os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), autor do requerimento da homenagem, e Padre João (PT), que falou em nome da bancada, destacaram a importância da atuação voltada para a comunidade. A Semana do Fazendeiro é um exemplo disso, mas também iniciativas como a Casa dos Prefeitos, que busca dar apoio técnico a projetos de prefeituras sobre temas como plano diretor, agricultura e geoprocessamento. "A universidade de Viçosa é pioneira na extensão, no contato com os trabalhadores do campo e o agricultor familiar e no apoio a assentados da reforma agrária", completou Adelmo Carneiro Leão. "Essa é a primeira vez na história da UFV que as portas estão escancaradas para os movimentos sociais", enfatizou Padre João.

Destaque no País - O presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), avaliou que a Semana do Fazendeiro integra o fundamento científico ao conhecimento popular, promovendo "educação, cultura e cidadania". Ele lembrou ainda que a universidade é referência em várias áreas do conhecimento e tem caráter eclético, destacando-se tanto na agricultura e na veterinária, quanto nas ciências biológicas, exatas e humanas. A UFV é a terceira do País e a primeira de Minas dentre as mais de 1,4 mil instituições no ranking do Ministério da Educação (MEC).

Investimentos na educação superior

O reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, e os deputados Adelmo Carneiro Leão e Padre João elogiaram os investimentos na educação superior pública pelo governo do presidente Lula. Segundo eles, há mais vagas, mais cursos e mais campos de extensão. O deputado Adelmo Carneiro Leão destacou iniciativas como os centros de formação tecnológica; e o reitor informou que as universidades públicas estão hoje em 100 municípios, mas a expansão tem sido de qualidade. "Essa não pode ser uma política de governo e sim uma política de Estado, pois nenhum país no mundo avançou sem o investimento na universidade", pontuou Costa. O deputado Padre João completou que o conhecimento é "instrumento de libertação e de desenvolvimento social".

Lembrando que a UFV foi criada pelo ex-presidente Arthur Bernardes, o reitor condenou discursos que tentam desqualificar a política e os políticos. "Precisamos do político sério; equívocos existem em todas as áreas da sociedade", ponderou. Sobre a universidade concluiu, categórico: "não podemos pensar raso; temos que propor soluções para o País."

Ao final da solenidade, o Coral da UFV, formado por alunos de vários cursos de graduação, apresentou algumas composições, sob a regência de Rogério Moreira Campos.

Presenças - Compuseram a Mesa dos trabalhos os deputados Vanderlei Jangrossi (PP) e Padre João (PT), presidente e vice-presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial; deputado Adelmo Carneiro Leão (PT), autor do requerimento da homenagem; a presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Cristina Fontes, que também representou o deputado federal Paulo Piau; o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa. Também participaram da solenidade os deputados estaduais Sebastião Helvécio (PDT), Fábio Avelar (PSC) e Carlos Gomes (PT), além de várias autoridades, entre elas a vice-reitora da universidade, Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Mais fotos da solenidade podem ser conferidas no site Descubra-me e no Portal de Viçosa.