Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Câmara dos Deputados presta homenagem à UFV e ao presidente Arthur Bernardes

por Thiago Araújo, direto de Brasília

A Universidade Federal de Viçosa foi homenageada na Câmara dos Deputados, em sessão solene realizada no Congresso Nacional, na manhã desta segunda-feira, pelo programa de extensão universitária "Semana do Fazendeiro". Também foi comemorado o centenário da atuação de Arthur Bernardes como deputado federal.

A presidência da sessão foi do deputado federal pelo Ceará, Mauro Benevides, posteriormente passada ao deputado federal por Minas Gerais, Paulo Piau, ex-aluno da UFV. Somado a eles, compuseram a mesa, o reitor da UFV, Luiz Claúdio Costa; a vice-reitora, Nilda de Fátima Ferreira Soares; o prefeito de Viçosa, Raimundo Nonato; a presidente da Câmara de Vereadores de Viçosa, Cristina Fontes; o deputado federal, Paulo Piau e a filha de Arthur Bernardes, Maria de Pompeia de Bernardes. Outras autoridades estiveram presentes prestigiando o evento, como o diretor do campus de Rio Paranaíba, Luciano Baião Vieira; o prefeito de Ubá, Advaldo Baião Albino; vereadores do município de Viçosa, membros da comunidade universitária e ex-alunos da UFV.

O pronunciamento do deputado Mauro Benevides deu início a sessão solene. Ele leu um comunicado informando que o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, por motivos maiores não poderia presidir a sessão. O indicado por Termer foi, portanto, Benevides, que posteriormente passou a presidência ao deputado federal por Minas Gerais, Paulo Piau. Ainda no comunicado, Temer fala a importância do evento, ressaltada por Benevides em sua fala.

A sessão se seguiu com pronunciamentos das autoridades da mesa, tendo como um destaque o momento quando o deputado Paulo Piau comparou Arthur Bernardes a outros ícones do cenário brasileiro. Segundo ele, Bernardes estaria para a política assim como Pelé foi para o futebol, bem como Paulo Freire foi para a Educação.

Outro momento importante foi o discurso da filha de Bernardes, Maria de Pompeia, que falou um pouco da trajetória de seu pai e da ousadia do mesmo em construir a UFV. "Ele era corajoso, impávido, destemido. Não conheci ninguém como ele", completou.

O reitor Luiz Cláudio Costa, em sua fala garantiu que "O importante de uma homenagem não é recebê-la, e, sim, ter a honra de agradecê-la". Ele ainda ressaltou o pioneirismo da UFV com a Semana do Fazendeiro.

Nas fotos, momentos da cerimônia, com material da Agência Câmara.

Rádio Universitária FM: Radiojornal especial

Ouça abaixo:

Estudante Colombiano na Semana do Fazendeiro

O estudante de pós-graduação colombiano, José Fernando Negrette Narvaez, é formado em Veterinária pela Universidade de Córdoba na Colômbia e está no Brasil fazendo estágio no área de Reprodução Animal do curso de Veterinária da UFV. José Fernando permanece na cidade para participar da Semana do Fazendeiro. Leia o depoimento do estudante:

“Todos falam muito bem deste evento, já estou selecionando vários cursos de meu interesse e, realmente, parecem ser excelentes. Me inscrevi no curso de Inseminação Artificial, Cana de açúcar e Produção de Capim - Elefante. Estou muito animado”

Tarde de Palestras na Semana da Juventude Rural

Dentro da programação da Semana da Juventude Rural, a palestra Comercialização Agrícola tem platéia lotada nesta tarde na sala 100 do PVB. A palestra está sendo ministrada pelo extensionista da Emater-MG, Niwton Castro Morais, e aborda questões mais voltadas para problemas comuns enfrentados nas propriedades rurais quando o assunto é lucratividade comercial.

A necessidade da formação de lideranças e associações também é colocada como a melhor forma de eliminar os “atravessadores” e aumentar os lucros de compra e venda nas negociações. De acordo com o palestrante, muitas vezes, as produções regionais podem ser até exportadas,sem o conhecimento dos produtores.

A programação de Palestras da Semana da Juventude Rural continua ainda hoje com os cursos de Resíduos Sólidos, Agroecologia, Conservação do Solo e Água, Máquinas Agrícolas e Comercialização de Agrotóxicos.

Leia abaixo o depoimento de alguns jovens:


“Estou adorando a Semana da Juventude Rural, é uma forma de aprender mais e
conseguir melhores resultados na produção da minha família, que sempre trabalhou
com gado leiteiro.”
Pedro José de Oliveira
Eugenópolis – Produtor de Leite




“Estou aqui procurando coisas diferentes, mais conhecimento e abrir novos
horizontes. Com certeza esta é uma oportunidade única.”
Cláudio Benedito
Ântônio Prado de Minas - Produtor Rural

Equipe de jornalismo na Semana do Fazendeiro

A Semana do Fazendeiro conta com uma equipe de jornalismo preparada para cobrir os principais acontecimentos do evento e deixar os participantes e quem está em casa bem informado.

A TV Viçosa leva ao ar durante toda sua programação flashes ao vivo e apresenta, diariamente, no Jornal Regional, os melhores momentos do evento. O programa Sala Especial, da TV Viçosa, tem edições inéditas nesta semana com entrevistas e reportagens ao vivo. A primeira edição foi ao ar nesta segunda- feira, 13, e as próximas edições serão quarta e sexta-feira a partir das 13h 30. A transmissão do programa é feita simultaneamente pela Rádio Universitária, que também divulga flashes de hora em hora, além do radiojornal que vai ao ar às 18 horas.

Outra novidade é o jornal diário da Semana do Fazendeiro que está circulando no campus e este blog que lança de minuto em minuto os acontecimentos de destaque da semana.

As cerimônias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Belo Horizonte, no dia 3, e da Câmara dos Deputados em Brasília, hoje, foi coberto por alguns dos integrantes dessa equipe. Toda a equipe de comunicação está voltada especialmente para cobrir cada momento da semana.

Confira algumas fotos da equipe.

Jornal da UFV: Confira o suplemento especial desta segunda

Aberta a Semana da Juventude Rural

“Às vezes somos criados como galinhas, mesmo sendo águias”. A moral da história da águia foi contada pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, na Abertura da Semana da Juventude Rural realizada na manhã de hoje no Departamento de Engenharia Florestal da UFV. Para ele, esta semana tem como objetivo criar “jovens águias”, desenvolvendo as potencialidades dos jovens na produção rural, para que o conhecimento técnico e científico faça parte também das práticas rurais mais tradicionais.

Além da participação de uma plateia numerosa, estiveram presentes na abertura o Coordenador da Semana da Juventude Rural, Gleyvson Silveira e a Coordenadora Regional de Bem-Estar Social da Emater, Margareth Guimarães.

Hoje, na programação da Semana da Juventude Rural:

9 às 10h / 14 às 18h - Resíduos Sólidos (PVB 100)
9 às 10h / 14 às 18h - Agroecologia/ Permacultura (Ao lado do DER)
9 às 10h / 14 às 18h - Conservação de Solo e água ((PVB 107)
9 às 10h / 14 às 18h - Comercialização Agrícola(PVB 109)
9 às 10h / 14 às 18h - Máquinas agrícolas/ Mecanização (Laboratório do DEA)
9 às 10h / 14 às 18h - Uso Racional de Agrotóxicos ( PVB 101)

Confira as fotos.
Semana da Juventude Rural

Cursos oferecidos na Semana do Fazendeiro

Iniciaram os cursos oferecidos pela Semana do Fazendeiro. Diversas áreas estão sendo privilégiadas, como artesanatos, produção de laticínios e aulas técnicas na aplicação rural.

Confira as fotos.
Cursos

Confira a transmissão da homenagem feita pela Câmara dos Deputados

Clique aqui para acessar a transmissão ao vivo.