Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Radiojornal especial sobre a Semana do Fazendeiro - Quarta-feira

Ouça abaixo:

Circuito de Museus

Confira algumas fotos do Circuito de Museus que aconteceu durante a SemFaz.

Leilão de Equinos

O Leilão de Equinos que aconteceu na noite de ontem no setor de Equideocultura foi um sucesso, prova disso é sua arrecadação que ultrapassou a barreira dos 20 mil reais.
O evento que já é tradicional na Semana do Fazendeiro teve sua primeira realização ocorrida há mais de 20 anos. Segundo um dos organizadores, Giovanni Ribeiro de Carvalho, a escolha dos animais que vão a leilão sempre foi feita de forma balanceada, tendo tanto cavalos mais novos como os da raça bretã, quanto animais mais idosos como um muar vendido ontem por dez vezes seu preço inicial. “Ventania” foi levado por 1.000 reais.
As cerca de 400 pessoas que compareceram no setor puderam acompanhar disputas acirradas pelos animais leiloados, como foi a venda da égua prenha Vistosa que saiu por 1.850 reais.
Os grandes compradores da noite foram a dupla Luiz Ataíde e Claret Rodrigues da cidade de Passatempo (MG) que arremataram nada menos que seis dos dezessete animais que estavam no leilão.
Segundo Ataíde (na foto com o cavalo Apache) essa foi a primeira vez que ele esteve na SemFaz e que no ano que vem ele deve voltar para mais aquisições.
Os três animais mais caros da noite foram (na ordem) os cavalos Apache (2.600 reais) e Vigilante (2.550 reais) e a égua Gralha (2.150 reais) que juntos renderam 30% do valor total arrecadado. A tabela de vendas você confere no link.

Jornal da UFV Semana do Fazendeiro/Quarta-feira

Confira o Jornal da UFV Semana do Fazendeiro que está circulando hoje, 15, no campus.

Nele você saberá sobre o leilão de equinos que aconteceu ontem à noite, as peças de teatro que estão ocorrendo durante a Semana e muito mais.

Globo Rural traz matéria sobre Semana do Fazendeiro

Confira a reportagem:

Bom Dia, Minas ao vivo da Semana do Fazendeiro

Assista abaixo:

Rádio Universitária: Tenda "Terra e Água"

A repórter Mariana Azevedo traz informações da tenda "Terra e Água" do evento Troca de Saberes que acontece hoje na Semana do Fazendeiro.

Rádio Universitária: Troca de Saberes

Ouça a entrevista feita pelo repórter Pedro Nunes sobre a Troca do Saberes.

UFV comemora, hoje, 40 anos de federalização

Por José Paulo Martins

O 40º aniversário da federalização da Universidade Federal de Viçosa será comemorado nesta quarta-feira, dia 15, durante sessão solene às 18 horas, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Na oportunidade, serão lançados, pelos Correios, um selo e carimbo comemorativos. Um dos destaques da cerimônia será uma homenagem ao professor Edson Postch Magalhães, primeiro reitor da UFV, com a apresentação do busto do homenageado, peça central do marco comemorativo dos 40 anos de federalização.
Às 19h30, acontecerá um evento de acolhimento à comunidade universitária com a apresentação do cantor Pena Branca, em articulação conjunta com a 80ª Semana do Fazendeiro, que será realizada entre 12 e 17 de julho.
Os 40 anos da federalização da UFV constituem uma referência de grande significado em sua história. O ano de 1969 ficou marcado por consolidar a motivação da Universidade para seu crescimento e projeção nacional. Consta da programação comemorativa a Exposição Itinerante “40 Anos em 40 Fotos”, de julho a agosto, em diversos pontos do campus e da cidade. A mostra poderá ser vista, também, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Deputados.
O Reitor Luiz Cláudio Costa entende que a federalização significou “o reconhecimento da importância da então Uremg no contexto social e econômico do Brasil, já com reflexos no exterior. Essa data deve ser lembrada por toda a sociedade brasileira, pois significa o elo entre o passado, o presente e o futuro; entre uma idéia de universidade e a realidade, calcada na competência dos idealizadores, que foram a pedra angular daquela que hoje se constitui numa universidade de excelência acadêmica e cada vez mais compromissada com sua responsabilidade social”.

Base histórica
A sólida base desta Instituição e seu reconhecido desenvolvimento levaram o Governo Federal a atender ao apelo de seus dirigentes. Assim, pelo Decreto-Lei 570, de 8 de maio de 1969, sancionado pelo presidente Arthur da Costa e Silva, o Poder Executivo a instituiu, sob a forma de fundação, a Universidade Federal de Viçosa. O ato foi consolidado pelo Decreto 64.825, de 15 de julho daquele ano, que determinava que a UFV passasse a existir, como pessoa jurídica, a partir de 1º. de agosto de 1969. Desde então, a UFV vem contando com o trabalho dedicado de todos os segmentos acadêmicos e seus dirigentes, que construíram a sua história. O primeiro reitor da Instituição foi o professor Edson Potsch Magalhães, cujo mandato abrangeu o período de 15 de julho de 1969 a 15 de julho de 1971.

80ª Semana em números

  • 229 ministrantes

  • 144 cursos

  • 118 monitores

  • 876 participantes na Semana do Fazendeiro

  • 331 inscritos na Semana da Juventude Rural

Jornal da UFV Semana do Fazendeiro/Terça-feira

Confira o Jornal da UFV/Semana do Fazendeiro que circulou ontem, 14, no campus.