Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Noite de quarta-feira é marcada por variedade de atrações

Quem esteve presente na quarta noite de shows da 81ª Semana do Fazendeiro, pôde acompanhar apresentações culturais dos mais variados tipos.
A dupla Felipe Neto e Cassemiro deram início a programação, às 18h30, realizando um show, com duração de aproximadamente uma hora, tocando as mais diversas músicas sertanejas.
Logo em seguida, foi a vez da Companhia Universitária de Encenação dar prosseguimento a noite. Dirigida por Fabrício Henrique, os atores Marcela Sia, Joseane Faria, Moisés Oliveira, Daher Ameno, Bê Gomes, e o próprio diretor fizeram a apresentação de 5 comédias, de origem popular, que relatam o cotidiano. Amanhã o grupo realizará ao meio dia, no Restaurante Universitário, a encenação “Almoço com Arthur Bernardes”.



Às 21h, Carreiro e Carreirito fizeram o segundo show sertanejo da noite, mesclando músicas escritas pela dupla, com músicas de compositores renomados. Mas antes da dupla subir ao palco, o poeta Joacir Knust, declamou um poema homenageando os agricultores brasileiros. Um ponto curioso é que Joacir tem 76 anos e participa da Semana do Fazendeiro desde seus 19 anos de idade.
Para encerrar a agenda, o grupo Cheiro de Relva animou o público, reproduzindo sucessos da música sertaneja.
Durante a apresentação da banda o poeta Euro Parrique recitou o poema "Riquezea de Boiadeiro", de composição própria. 
Amanhã, dia 15, a partir das 19h, o grupo Trem Mineiro e Pereira da Viola prometem esquentar a noite viçosense.


Lucas Gadbem

Troca de Saberes termina hoje

Durante a tarde de hoje (14) a tenda Troca de Saberes encerrou suas atividades com a Socialização Geral na tenda central. No local foram avaliadas as atividades dos três dias de trocas de saberes entre o meio acadêmico e os produtores rurais participantes da Semana do Fazendeiro. Foram aproximadamente 140 participantes, incluindo os jovens da II Semana de Juventude Rural que participaram de dois dias.
Trabalhadores rurais, universitários e professores puderam relatar suas experiências ao longo da semana, além de fazerem discussões para propostas futuras, que serão encaminhadas à Universidade Federal de Viçosa, tais como a criação de uma Semana de Agricultura Familiar, Semana de Agroecologia e ações para uma educação popular, visando a maior participação da comunidade.
Niuton Teotônio Lopes, mais conhecido como “Seu Neném”, é agricultor familiar da cidade de Araponga, participou pela segunda vez da tenda Troca de Saberes. Ele aponta que a diferença da tenda para os outros cursos começa pelo nome “troca”. “Não é apenas nos repassado alguma coisa. Aqui nós ensinamos e aprendemos ao mesmo tempo”, afirma Seu Neném.
Ele afirma ainda que gostou de todas as rotas e instalações pedagógicas apresentadas pela Troca de Saberes, mas a que mais lhe chamou a atenção foi a rota “A Liberdade é Vermelha”. Nela o reaproveitamento e o mínimo de desperdício foram destaques para o agricultor. “Se todo mundo desperdiçasse menos a miséria terminaria”, destaca sobre a forma como, por exemplo, estruturas físicas podem ser reaproveitadas sem a necessidade de abandono e demolição, gerando novas construções, como foi visto no Grupo de Agroecologia Orgânica (GAO) em que ambientes antes não utilizados passaram a ser aproveitados.
Esse é o segundo ano que a Tenda Troca de Saberes funciona dentro da Semana do Fazendeiro, sendo que o ano passado foi apenas um dia, ampliando para três neste. A atividade é de responsabilidade do Programa de Extensão Universitária Teia e a Assessoria de Movimentos Sociais, contando com o apoio de várias organizações da Zona da Mata Mineira, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimentos Sociais e do Centro de Tecnologias Alternativas.

Boletins Especiais da Semana do Fazendeiro

Além do Jornal Regional Especial, a TV Viçosa está produzindo boletins especiais sobre a Semana, abordando diversos temas.
Seguem alguns desses vídeos.

Jornal Regional Especial do dia 13

A TV Viçosa continua na sua cobertura especial sobre a 81ª Semana do Fazendeiro.
Abaixo, as matérias produzidas para o Jornal Regional do dia de ontem (13).

Valorizar os produtos rurais, essa é a intenção de quem escolhe fazer o curso de frutas cristalizadas na Semana do Fazendeiro.
Quem não se encanta com a beleza das rosas? Um curso na tarde de hoje mostrou como produzir e colher as flores.
Os participantes da Semana do Fazendeiro tiveram a oportunidade de aprender a identificar os locais com potencial para o turismo e discutir as formas de dar destaque ao turismo rural.
Um dos maiores eventos do país tem que ter uma programação que agrade a todo tipo de público. São 165 cursos para todos os gostos e idades. No curso de sabonete medicinal é assim, além de aprender é possível ter uma alternativa de renda.
Intercâmbio Internacional: a Semana do Fazendeiro traz até Viçosa participantes africanos.
Cuidar da propriedade rural de uma forma que integra várias culturas. É o que os participantes da Semana do Fazendeiro puderam aprender hoje durante o Dia de Campo.
Atrações culturais marcaram a abertura oficial da Semana do Fazendeiro 2010.

Curso de Alfabetização de Adultos

Terminou na manhã dessa quarta-feira o curso “Alfabetização de Adultos: o método Paulo Freire”, coordenado pela técnica de nível superior da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UFV, Maria do Carmo Fontes. Com carga horária de 12 horas, o curso contou com a participação de 20 pessoas, além de monitoras dos cursos de pedagogia e psicologia da Universidade Federal de Viçosa.
De acordo com a coordenadora, todas os participantes do curso buscam aprender o método de ensino utilizado por Paulo Freire para aplicar em diferentes comunidades. Esse método não visa apenas ensinar a ler e a escrever, mas busca despertar as pessoas para a conscientização do mundo, como questões políticas e ambientais, por exemplo.
O curso buscou mostrar principalmente a importância do trabalho de alfabetização de adultos, que foram excluídos da escola e sentem-se à margem da sociedade. O trabalho de Paulo Freire leva em consideração a realidade de cada comunidade onde estão inseridos os não-alfabetizados, seja em favelas, na zona rural, entre outros, e sua alfabetização dentro de um processo dialógico, onde há interação de professores e alunos.
A metodologia do curso, conforme explicou Maria do Carmo Fontes, se baseou, em um primeiro momento, no conhecimento de todo o trabalho de Paulo Freire no Brasil e no mundo. Em seguida, trabalhou-se a diversidade de características do aluno adulto, o que determina uma linguagem diferenciada. Logo depois, foi apresentada uma variedade de temas de interesse para esses alunos, evidenciando o principal interesse da maioria, que é aprender a escrever o nome das coisas e pessoas.
Na manhã de hoje os trabalhos concentraram-se na própria metodologia de Paulo Freire. Nessa etapa, todos os participantes do curso apresentaram uma aula simulada, cada um tendo em vista uma comunidade diferente.
Marisa Gomes de Queiroz foi uma das participantes que apresentou uma oficina de acordo com os métodos de aprendizado de Paulo Freire. Moradora de São José do Triunfo, ela conta que sua comunidade pretende montar duas turmas para alfabetização de adultos, por isso o interesse e o convite da própria coordenadora para participar do curso.
Por Samantha Dias

TV Record produz matérias sobre a 81ª Semana do Fazendeiro

A TV Record Minas esteve presente na Universidade Federal de Viçosa para cobrir a 81ª Semana do Fazendeiro.

O repórter Marcelo de Castro entrevistou o coordenador do evento extensionista, Gumercindo de Souza Lima, que cedeu relevantes informações pertinentes a Semana. Outro entrevistado foi o o coordenador do projeto Carbono Zero, Laércio Jacovini, que deu parâmetros gerais sobre o objetivo programa - a implantação de medidas para neutralizar a emissão de gás carbônico na atmosfera, que será gerado pelo evento.



A equipe da Record Minas ainda realizará mais duas reportagens envolvendo a 81ª Semana do Fazendeiro. Uma sobre a tenda Troca de Saberes, que desenvolve a permuta entre o conhecimento científico produzido pela Universidade com as experiências do campo, vivenciadas pelos produtores rurais que participam da Semana. E outra sobre o curso de Identificação de Serpentes brasileiras, que será Coordenado por Renato Neves e realizado a partir das 14h no Museu de Zoologia, Localizado na Casa nº 43 da Villa Giannetti.

As matérias realizadas pelo time de jornalismo da Tv serão veiculadas nesta sexta-feira nos programas: MG no ar, às 07h10; Balanço Geral apresentado por Mauro Tramonte às 12h45; e no MG Record exibido de segunda a sexta, 19h35.

Por Lucas Gadbem

Semana do Fazendeiro ensina a produtores sobre plantio direto na palha





Durante toda a quarta-feira acontece o curso Plantio Direto na Palha, voltado para pequenas e médias propriedades rurais. São oito horas práticas que estão sendo realizadas no na sede da Agronomia, campus da UFV.
Os participantes têm a oportunidade de identificar plantas daninhas, observar a ação de herbicidas usados nas culturas, além de aprender a calibrar pulverizadores paraaplicação. A segunda parte do curso aborda o conceito, benefícios e exigências para o plantio direto. Há também demonstração de máquinas e observação de áreas.
O plantio direto surgiu como um sistema para obter o desenvolvimento da planta sem necessidade de lavrar e gradear a terra. “No plantio direto nós vamos ter um sistema que se assemelha à natureza”, diz o professor ministrante, Ernani Luiz Agnes.
Na sexta-feira o curso volta a acontecer para a segunda turma de inscritos.
Por Nízea Coelho