Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

81ª Semana do Fazendeiro é destaque no Jornal da Alterosa

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi representado na 81ª Semana do Fazendeiro pela equipe de reportagem da TV Alterosa. Na terça-feira (13), a jornalista Michele Pacheco e o repórter cinematográfico Robson Rocha realizaram a cobertura do evento. A matéria foi veiculada às 19 horas de ontem, no Jornal da Alterosa, e pode ser conferida abaixo, ou clicando aqui :


Semana do Fazendeiro faz parte da história de vida dos participantes

Expositor há 31 anos na Semana do Fazendeiro, Rivaldo Gusmão de Oliveira tem muita história para contar. O aviador reformado, de 83 anos, possui um orquidário de grande diversidade e beleza. E são as suas orquídeas que Rivaldo vende durante o evento. Todo esse tempo que esteve participando da Semana do Fazendeiro, ele encontra amigos pessoais e outros conquistados durante edições anteriores do mais antigo evento extensionista brasileiro.
Sempre que se chega ao estande do ex-aviador deparamos com a beleza de suas flores, a simpatia e vivacidade desse senhor e muitas histórias. Como sobre sua experiência no Alasca ou na Patagônia, os animais que cria, a paixão pela esposa Margarida e pelas orquídeas. Rivaldo conta que sua ligação com a produção das flores também tem muito da Semana do Fazendeiro. Foi na Semana que ele descobriu como plantar e cultivar orquídeas, quando fez um curso. Desde então, Rivaldo Gusmão vem ao evento para vender suas flores, fazer cursos, passear com a esposa e receber sugestões para sua fazenda na Clínica Tecnológica.
Nesta edição Rivaldo dividiu seu tempo entre essas atividades e os cursos de como usar o silício na agricultura, de processamento de hortaliças, de manejo e alimentação de gado de leite e de amostragem do solo. Porque para ele a semana também é lugar de aprender a cuidar de sua terra.
Rivaldo se lembra do tempo em que era mais jovem e ficava nos alojamentos durante o evento, e anda pelo Campus da UFV descrevendo as diferenças daquele tempo e de hoje. Lembra dos professores que já conheceu e dos amigos que fez. E deseja voltar a cada ano e participar mais uma vez do evento. Na 82ª edição da Semana do Fazendeiro, provavelmente seu Rivaldo irá trazer novamente na carteira o poema “Velho ou idoso” ( a seguir) que ele recebeu do Brigadeiro Batista e gosta de apresentar a todos como lema de vida.
Velho ou idoso
Você é idoso quando ainda sente amor;
Você é velho quando só sente ciúmes.
Você é idoso quando sonha;
Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende;
Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita;
Você é velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida;
Você é velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.
O idoso tem planos; o velho tem saudades.
O idoso curte o que lhe resta da vida;
o velho sofre o que o aproxima da morte.
Em suma, idoso e velho podem ter a mesma idade no cartório,
mas tem idades diferentes no coração.
(Autoria desconhecida)
Por Nayara Souza

Curso de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças

O curso Práticas do Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, coordenado pelo professor Rolf Puschmann, teve sua parte prática na manhã dessa quinta feira (15) na Unidade de Processamento Mínimo, do Departamento de Biologia  Vegetal. Para participar da parte prática era necessário a participação no curso Fundamentos do Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças, que foi ministrado na terça feira e abordou a parte teórica sobre o assunto. 
O curso foi ministrado pelos estudantes de Doutorado em Fisiologia vegetal, Anderson Adriano Martins, Marcelo Coelho, Aline Helen Duarte, pela mestranda Kelen Silva Fonseca, além dos alunos de iniciação científica, Antônio Augusto Rodrigues e Giovana Moraes, entre outros auxiliares e colaboradores. Anderson Martins explica a grande quantidade de envolvidos, por se tratar de um curso que necessita de muita limpeza e trabalho, uma vez que lida com frutas e hortaliças. 
Alimentos minimamente processados são alimentos frescos prontos para o consumo, que já vêm selecionados, sanitizados, cortados e embalados, com garantia de qualidade por serem feitos com boas práticas de fabricação.
O curso apresentou aos participantes noções de higiene, boas práticas de fabricação, informações sobre estrutura física, além de equipamentos e investimentos necessários para se ter um processamento mínimo de alimentos. Foram passadas ainda noções, adaptadas a linguagem do produtor rural, de fisiologia vegetal, tipos de embalagem, aspectos microbiológicos, práticas de manuseio e, principalmente, sobre conservação refrigerada desses alimento processados, que por serem organismos vivos, envolvem um metabolismo. 
 Por Samantha Dias

Rádio Universitária realiza matérias especiais durante a 81ª Semana do Fazendeiro

A Rádio Universitária está realizando uma cobertura especial durante a 81ª Semana do Fazendeiro. Os programas, que são transmitidos na frequência 100,7 , estão sendo realizados ao vivo do stand da Coordenadoria de Comunicação Social, localizado ao lado do espaço Multiuso, na Universidade Federal de Viçosa.
Confira algumas matérias produzidas pela equipe da rádio acionando os links abaixo.

Semana Juventude Rural
Recepção da UFV aos visitantes
Clínica Tecnológica
Primeiro dia da 81ª Semana do Fazendeiro
Segurança
Africanos participam da 81ª Semana do Fazendeiro
Outros ramos da economia

Encerrada a 2ª Semana da Juventude Rural

A segunda Semana da Juventude Rural teve seu encerramento na manhã desta quinta-feira (15). No auditório do Departamento de Engenharia Florestal, cerca de 300 participantes, equipe coordenadora e estagiários participaram, dentre outras atividades, de avaliações e apresentações culturais.
A comissão organizadora do evento é formada por funcionários da Emater, das Escolas Família Agrícola, da Universidade Federal de Viçosa, juntamente com o chefe da Divisão de Extensão, Fernando Antônio Pereira da Silva, com a contribuição de jovens de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa.
A programação do encerramento da Semana contou com a participação, logo no início, do pró- reitor de extensão, Gumercindo Souza Lima, do chefe da divisão de extensão, entre outros convidados. Em seguida, foi a apresentação de um Coral. Por volta de 10:30, o músico Farinhada encerrou a programação.
Margarete do Carmo Guimarães, coordenadora regional da Emater e integrante da comissão, comenta a boa avaliação feita da segunda edição da Semana da Juventude Rural. Explica ainda que todos os jovens fizeram uma avaliação escrita na manhã de hoje, e através dela poderá ser comprovado as boas impressões observadas nas manifestações dos participantes, não só pela aquisição de conhecimento técnico, mas pela interação entre as pessoas e a oportunidade de conhecer uma nova região. Para ela, a Semana vai proporcionar aos jovens bons projetos e bons frutos.
Por Samantha Dias

Curso ensina como cuidar de plantas ornamentais

Aconteceu na manhã desta quinta-feira o curso Controle de Pragas de Plantas Ornamentais, ministrado por Rogério Machado, do Departamento de Biologia Animal.
O curso ensinou aos participantes como fazer o reconhecimento e controle das principais pragas que atingem essas plantas.
Segundo Rogério, o principal objetivo da ornamentação é o visual, por isso é importante fazer o controle de pragas, pois elas atingem diretamente a aparência das plantas.
Confira abaixo as fotos da parte prática do curso.
Por Nízea Coelho

Africanos da Semana do Fazendeiro fazem curso de manejo de bovinos

Na manhã de hoje (15), os africanos que estão participando da 81ª Semana do Fazendeiro fizeram o curso de “Manejo, eficiência reprodutiva e interação nutrição-reprodução em bovino”, no Departamento de Zootecnia (DZO). Ministrado pelo professor Ciro Alexandre Alves Torres, do próprio departamento, o curso teve por objetivo o planejamento da criação bovina, da alimentação até a reprodução.
O professor aproveitou a oportunidade para apresentar aos africanos o departamento e conversou com eles sobre os programas de estudos dentro do DZO, abrangendo todas as áreas de pós-graduação. Incentivou, ainda, o intercâmbio entre os países africanos com o Brasil. Ele também destacou a oportunidade única desta troca de experiências e ressaltou que isso é muito importante.
Foram visitados os laboratórios de análise de material genético, alimentação animal e criação de peixes, assim como as instalações externas do prédio onde são criados os animais estudados nas pesquisas desenvolvidas no departamento.