Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Produtores fiéis à Semana do Fazendeiro são homenageados


O objetivo da Semana do Fazendeiro é aliar conhecimento científico e acadêmico à prática, além de ajudar produtores rurais. Há 82 anos esse objetivo tem sido atendido. Exemplos disso são os três agricultores que foram homenageados pelo evento: Rui Gripp, que frequenta a Semana há 50 anos; Wanderley Martins, que vem à Viçosa há 49 anos; e Eloy Natividade, participante há 36 anos.

 Rui ressalta que, “não existe nada melhor pra ensinar o agricultor do que vir aqui e assistir as aulas práticas e teóricas de vários assuntos”, afirma o engenheiro agrônomo formado pela UFV.

Os ensinamentos aprendidos aqui são úteis para criação de novas culturas e expansão das já existentes. É o caso de Wanderley e Eloy. O primeiro agricultor disse que aprendeu sobre a citricultura em uma Semana do Fazendeiro e, com isso, fez vários pomares em sua região e se tornou um grande produtor na área. Ele afirma, ainda, que levou o conhecimento adquirido aqui a seus colegas e se tornou referência: “muita gente me procura buscando orientação, isso atraiu muitas pessoas para aprenderem aqui as novas técnicas”. Já Eloy, expandiu sua criação de suínos e pretende criar até gados leiteiros, com conhecimento adquirido nas Semanas dos Fazendeiros que frequentou.

Além dos homenageados, vários produtores rurais acompanham fielmente a Semana do Fazendeiro para expandirem suas fazendas e áreas de atuação.
Eloy, Rui e Wanderley

TV Panorama realiza cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro

Durante esta segunda-feira, dia 11, a equipe da TV Panorama, afiliada da Rede Globo, realizou entradas ao vivo para o MGTV 1ª edição. No telejornal, o repórter Ricardo Ribeiro apresentou a mini-fazenda, que é uma das novidades da 82ª Semana do Fazendeiro, e o artesanato Encanto dos Barros produzido em Água Boa (MG). Haverá uma outra entrada ao vivo, ainda hoje, sobre o Leilão de Equídeos, a ser transmitida no MGTV 2ª edição, que irá ao ar por volta das 19 horas.

Além dessas transmissões, foram produzidas reportagens sobre os cursos Criação de Lambaris em Cativeiro e Cultivo do Coco Anão. Essas reportagens deverão ser veiculadas no Globo Rural de amanhã, dia 12, a partir das 6 horas, e também na 2ª edição do MGTV.

A cobertura da Semana do Fazendeiro, hoje, ao vivo, na TV Viçosa

A comunidade viçosense poderá acompanhar hoje, pela Tv Viçosa, a cobertura do início da Semana do Fazendeiro. O Jornal Regional vai ao ar às 19h30, ao vivo, com a cobertura da abertura do evento, neste domingo, e com reportagens mostrando cursos, personagens, artesanato e todos os detalhes do primeiro dia da Semana. A exibição dos programas da TV Viçosa feitos ao vivo, do local do evento está sendo uma atração a parte para as pessoas de Viçosa e para todos os participantes que têm a oportunidade de ver, de perto, como funciona uma televisão.

O primeiro dia da Semana do Fazendeiro

O primeiro dia da Semana do Fazendeiro foi marcado por muita animação e movimentação. Nos estandes, muita gente procurando roupas para enfrentar o frio, e acessórios para casa e vestuários, além dos expositores de produtos rurais. A estudante viçosense Patrícia Estevam aproveitou a vinda à Semana para fazer pequenas compras e acredita que os artesanatos deste ano estão mais bem trabalhados. No gramado em frente ao alojamento velho foi montado um parque de diversões, onde as crianças se divertem e jovens voltam à infância.
Patrícia Estevam

No espaço Multiuso, a animação ficou por conta da banda de forró Trem mineiro. A estudante Fernanda Silva, de Viçosa, frequenta a Semana do Fazendeiro há seis anos e elogiou a música e a organização. “O espaço aumentou e a música está muito boa para dançar um bom forró. Espero que este ano seja ainda melhor que os anteriores e pretendo vir o máximo que conseguir”.  Matheus Felipe Braga, também de Viçosa, visita o evento desde criança e concorda com a Fernanda. “Esse ano está mais organizado, os estandes estão muito bem montados e o palco está em um lugar muito bom, dando espaço pra todos aproveitarem a festa”, afirma. Sua namorada, a atriz Núbya Guimarães, participa há sete anos e também elogiou o show e a organização.
Fernanda Silva
O casal Matheus e Núbya


Além dos estandes compostos por membros de apoio e patrocinadores oficiais do evento, há também um espaço para doação de cães. A veterinária Luciana Diegues participa da organização desse estande e espera que muitas pessoas adotem os animais disponíveis.O estudante Marcelo José Augusto de Oliveira, natural de Ubá, acredita que a Semana do Fazendeiro é uma expressão maravilhosa da cultura viçosense e afirma ser uma grande oportunidade para expor obras e promover maior visibilidade aos produtores locais. A também estudante Beatriz Gomes, frequenta desde criança a Semana e se interessou pela Troca de Saberes, que acontece até quarta-feira, 13, pela manhã, no gramado em frente à lanchonete do DCE.
Marcelo Augusto
Beatriz Gomes
Luciana e o namorado, Rogério Matos

Neste domingo, dia 10, além da solenidade de abertura, a Banda Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus de Ubá, regida pelo maestro José Carlos Baffa, apresentou-se ao lado do Centro de Vivência e as duplas Júnior Carvalho e Cristiano e Cristian & Francis fizeram o espetáculo no Espaço Multiuso. Hoje, dia 11, os shows são de Zé Bóia, Jule e Trio Nó na Madeira e a dupla Edson & Junior, com início às 19h, também no Espaço Multiuso.





Coordenadoria de Comunicação Social faz cobertura especial durante a 82ª Semana do Fazendeiro

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFV programou uma cobertura especial para a 82ª Semana do Fazendeiro com o objetivo de levar à comunidade da região os detalhes do evento de extensão mais tradicional do País.

De segunda a sexta feira, as produções da Rádio Universitária FM 100,7 e da TV Viçosa serão transferidas para a sede da Semana do Fazendeiro, ao lado do Edifício Arthur Bernardes. De lá, programas serão transmitidos ao vivo pela TV Viçosa, canal 13, (confira o quadro abaixo) e novas informações serão divulgadas ao vivo a cada hora na Universitária FM para que a comunidade possa acompanhar o evento.

Também será feita pela CCS a assessoria de imprensa do evento, atendendo as mídias locais e nacionais em um estande próprio. Na internet, serão feitas atualizações constantes no blog (semanadofazendeiro.blogspot.com)
Acompanhe o trabalho da equipe da CCS e as novidades de um dos maiores eventos extensionistas do Brasil ouvindo a rádio Universitária FM http://www.rtv.ufv.br, assistindo à TV Viçosa e acessando o nosso blog durante a Semana do Fazendeiro.

E caso queira participar da nossa cobertura, mandando sugestões de notícias, envie um e-mail para a nossa equipe de assessoria (acs@ufv.br).

Programação ao vivo da TV Viçosa canal 13
Dia
Horário
Programa
Segunda
13 horas
Sala Especial

15 horas
Estúdio Acústico

19 horas
Te Vi na TV
Terça
13 horas
Marcos Barbosa Show

15 horas
Estúdio Acústico
Quarta
13 horas
Sala Especial

15 horas
Estúdio Acústico

20 horas
Te Vi na TV
Quinta
13 horas
Marcos Barbosa Show

15 horas
Estúdio Acústico
Sexta
13 horas
Sala Especial

15 horas
Estúdio Acústico

Realizada a abertura oficial da 82ª Semana do Fazendeiro

Foi realizada na noite deste domingo, dia 10, a cerimônia de abertura da 82ª edição da Semana do Fazendeiro. A solenidade aconteceu no Auditório do Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e evidenciou a força da extensão na Universidade Federal de Viçosa. 

O início da cerimônia foi marcado pela interpretação do Hino Nacional na viola da dupla Júnior Carvalho e Cristiano. Logo após, o público presente surpreendeu-se com o produtor rural e poeta sertanejo, Euro Parrique, que percorreu o Auditório declamando um poema de sua autoria.
Os pronunciamentos foram abertos pela representante dos agricultores e familiares, Elza Simões de Souza, que, na ocasião, agradeceu a oportunidade de capacitação oferecida pela Semana do Fazendeiro: "a troca de saberes que acontece, aqui, fortalece nossas bases e a nossa formação.”

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, ressaltou que a Semana do Fazendeiro pode ser considerada o símbolo da extensão na UFV e, nesta edição, as expectativas já foram superadas, ultrapassando o número de 1.500 inscritos sendo capacitados nos 192 cursos oferecidos durante a Semana. O pró-reitor também evidenciou em seu discurso que a UFV está entre as universidades que mais oferecem programas de extensão, tendo aprovado, neste ano, 16 progamas e 12 projetos no Edital do Proext divulgado pelo MEC.

O secretário de Ensino Superior do MEC, professor Luiz Cláudio Costa, ex-reitor da UFV, destacou que a proposta da Semana do Fazendeiro cumpre com o princípio norteador das Universidades que é, justamente, servir o País. “As universidades precisam reconhecer que nem todo o conhecimento é proveniente do meio acadêmico e, a partir disso, as instituições de ensino superior precisam propor o diálogo com as mais diferentes formas de saber popular. A Semana do Fazendeiro cumpre essa premissa e auxilia na reflexão de que é possível possibilitar um País sem miséria, seja esta referente à falta de alimentação, de esperança ou de conhecimento.”

A reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, apontou que a UFV ao longo dos seus 85 anos tem se pautado no tripé: ensino, pesquisa e extensão e buscado cada vez mais que essas três bases caminhem juntas. “Nós precisamos trazer para dentro da Universidade o que a sociedade realmente almeja e o tema desta edição da Semana do Fazendeiro A Pesquisa Científica em diálogo com o conhecimento popular mostra exatamente que a UFV é uma universidade que reconhece a importância do ensino, dos projetos de pesquisa, mas também leva, a partir da extensão, o conhecimento obtido dentro da Instituição para a comunidade.”

A cerimônia de abertura da 82ª Semana do Fazendeiro contou com a presença da reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares; do secretário de Ensino Superior do MEC, professor Luiz Cláudio Costa; do vice-reitor da UFV, Demetrius David da Silva; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; do prefeito de Viçosa, Celito Sari; do presidente da Câmara Municipal de Viçosa, João Batista Teixeira; do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, André Marchetti; do presidente da Epamig e ex-reitor, Antônio Lima Bandeira; do vice-presidente da Emater (MG), Marcelo Lana Branco; do diretor do Centro de Ciências Agrárias, Sérgio Hermínio Brommonschenkel; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Antônio do Carmo Neves; e da representante dos agricultores e familiares, Elza Simões de Souza.

As atividades da 82ª Semana do Fazendeiro tiveram início neste sábado, dia 9, com a presença de expositores, do Concurso de Quadrilhas Circuito Turístico Serras de Minas e da apresentação da banda Trem Mineiro. Neste domingo, dia 10, além da solenidade de abertura, a Banda Sociedade Musical Sagrado Coração de Jesus de Ubá, regida pelo maestro José Carlos Baffa, apresentou-se ao lado do Centro de Vivência e as duplas Júnior Carvalho e Cristiano e Cristian & Francis fizeram o espetáculo no Espaço Multiuso. Já nesta segunda, dia 11, terão início os cursos oferecidos durante o evento, além de outras atividades, como a Tenda da Troca de Saberes, a Semana da Juventude Rural e as consultorias da Clínica Tecnológica.

Para conferir fotos da solenidade de abertura da 82ª edição do maior evento de extensão do País, clique aqui.