Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Clínica Tecnológica


Durante a Semana do Fazendeiro uma das atividades oferecidas aos participantes é a Clínica Tecnológica, uma parceria da UFV-TEC / Pró-Reitoria de Extensão (PEC) e do SEBRAE. Trata-se de um espaço reservado para prestar consultorias aos produtores rurais, atendendo-os de forma coletiva em até no máximo 12 pessoas. As consultorias começaram na segunda-feira e terminarão amanhã, 14, sempre a partir das 16h e com duração de 2 horas cada uma, no Centro de Ensino de Extensão, o CEE.
A Clínica Tecnológica nasceu na Semana do Fazendeiro há 12 anos. A partir de sua criação a ideia se expandiu e atende não só aqui na UFV, mas em quaisquer eventos que quiserem convidá-la, mesmo no meio empresarial. Ao todo, são 58 temas sobre produção, criação, propriedade e negócios gerais, que são ministrados por profissionais vinculados à UFV. Para quem está inscrito na Semana do Fazendeiro, as inscrições são gratuitas, já para quem não está inscrito, mas ainda assim, pretende receber as consultorias, a taxa é de R$15,00 para fazer até cinco cursos.

Rádio Universitária 100, 7 FM realiza cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro

A Rádio Universitária FM 100, 7 está realizando uma completa cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro. 
Confira, abaixo, algumas matérias produzidas pela equipe da rádio.
Para acompanhar toda a cobertura da 82ª Semana do Fazendeiro ouça a Rádio Universitária, clicando aqui











Mini Fazenda é novidade na Semana do Fazendeiro

Mini-pôneis, mini-bois, mini-vacas. Esses são alguns dos animais que estão expostos na 82ª Semana do Fazendeiro. A mini-fazenda  é uma das principais atrações do evento.

Sargento João Ferreira
“Nós queremos aproximar a população dos animais”, conta o coordenador da mini-fazenda, Sargento João Ferreira, da Policial Militar Ambiental de Belo Horizonte. “Nosso objetivo é mostrar a diversidade da fauna e flora, os crimes ambientais e as armadilhas mais comuns, para que as pessoas possam ajudar na fiscalização ambiental”, completa o Sargento.

Wanderson Luis da Silva
O animal que mais chama atenção dos visitantes é a cobra Juju, uma Piton Albina Asiática de 6,800 kg e 1,80 cm. “É muito interessante. Eu nunca tinha visto uma cobra de perto”,  conta Bryan Beltrão, de nove anos. Wanderson Luis da Silva, de quinze anos completa. “Ela não machuca ninguém porque está presa”.
Bryan Beltrão

Já Mariane Laureano, de sete anos, preferiu o lobo-guará taxidermizado (empalhado). “Eu já tinha visto um lobo-guará de dentro do carro e queria conhecer mais de perto”, conta ela.
Mariane Laureano
A mini-fazenda é uma atração também para os adultos, como relata a visitante Sirlene Souza Rodrigues. “É muito interessante porque têm muitos bichos que até mesmo nós adultos não conhecíamos”, diz ela.
Sirlene Souza Rodrigues

Os animais vieram de São João Del Rei e de Belo Horizonte. A mini-fazenda está aberta durante toda a Semana do Fazendeiro e fica em frente ao Centro de Vivência.






III Semana da Juventude Rural

Teve início ontem e vai até sexta-feira, 15, a III Semana da Juventude Rural, que é realizada numa parceria da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) com a Universidade Federal de Viçosa e conta com 160 participantes ligados ao projeto Transformar e alunos da Escola Familiar Agrícola. A semana da juventude rural é destinada aos jovens entre 16 e 29 anos, filhos de agricultores familiares que vivem no campo, e aproveita a estrutura da Semana do Fazendeiro para que os participantes façam contatos e troquem conhecimentos. Segundo a coordenadora da EMATER, Margareth Gonçalves, o evento é importante para que os participantes possam trocar informações entre eles e façam reflexões a respeito do papel deles nas comunidades que vivem.

O agrônomo Marcelo Libânio ministra a oficina de planejamento e meio ambiente, onde discute conceitos básicos como ciclo da água, bioma, questão da chuva e água. “A partir desses conceitos construídos aqui, discutimos o planejamento da propriedade rural dentro da visão ambiental, como morar bem e como estar adequado dentro da questão do código florestal”.

Com 23 anos, é a primeira vez que Josemar Dias participa do evento. “A troca de conhecimentos não ocorre somente aqui, quando voltamos para as nossas cidades, levamos o que aprendemos e isso enriquece nossa produtividade”, diz o jovem natural de Jequeri. Josemar afirma, ainda, o desejo de cursar Geografia na UFV e acredita ser esse o início de um longo caminho de sucesso que busca.
Oficina de planejamento e meio ambiente

Dia-de-Campo na Semana do Fazendeiro mostra vantagens da integração lavoura-pecuária-silvicultura

A integração entre lavoura, pecuária e silvicultura é uma das mais promissoras alternativas para o agronegócio brasileiro, tanto do ponto de vista da produção agropecuária quanto da preservação ambiental, ampliando as opções de exploração da terra sem a necessidade de aumentar a área ocupada com esse tipo de atividade. Esse foi o tema de um dos dias-de-campo da 82ª Semana do Fazendeiro, que reuniu, nesta terça-feira, dia 12, no auditório do Centreinar e no Sítio Boa União, no município de Viçosa, mais de 120 produtores rurais, técnicos e estudantes para palestras e aulas práticas sobre o assunto.

Coordenado pelo professor Lino Roberto Ferreira, do Departamento de Fitotecnia da UFV, e pelo extensionista Rogério Jacinto Gomes, da Emater-MG, o evento possibilitou a abordagem de técnicas de renovação de pastagens degradadas, utilizando o plantio direto, dentro da perspectiva da integração entre lavoura, pecuária e silvicultura (ILPF). Como informou o professor Lino Roberto Ferreira, esses dias-de-campo vêm sendo realizados, há quatro anos, em parceria pela UFV e pela Emater-MG, em diversos municípios da Zona da Mata, com resultados positivos para a rentabilidade do produtor e para a preservação ambiental.

As atividades iniciaram com palestras no auditório do Centreinar, proferidas pelo secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Paulo Afonso Romano, que falou sobre a “Adequação socioeconômica e ambiental de propriedades rurais”; pelo chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Maurício Carvalho de Oliveira, que abordou “A integração lavoura-pecuária-silvicultura como estratégia de recuparação de pastagens degradadas, dentro do Programa Agricultura de Baixo Carbono”; e pelo empresário e líder rural John N. Landers, cujo tema foi “Desmatamento zero: o dever de cada um”.

Nas aulas práticas, foram feitas demonstrações sobre plantio direto; construção de cerca eficiente a baixo custo; planejamento da propriedade para implantação do sistema ILPF; implantação e condução do componente florestal; e manejo da adubação no sistema ILPF. Atuaram como expositores os professores Lino Roberto Ferreira, Ernani Luís Agnes e Sílvio Nolasco Neto, da UFV; o especialista Luís Henrique Lopes de Freitas, da UFV; o extensionista Rogério Jacinto Gomes; e os pós-graduandos Gisele Lima Ferreira e Miller Soares Machado.

A realização do circuito de dias-de-campo sobre o tema, nos diversos municípios da região é da UFV, Emater-MG, Governo de Minas e das prefeituras locais, com apoio da Epamig, CNPg, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Fundação Arthur Bernardes.

1º Leilão de Gado de Leite Elite Noite das Campeãs

Nesta quinta-feira, dia 14, a atração de destaque da 82ª Semana do Fazendeiro será o 1º Leilão de Gado de Leite Elite Noite das Campeãs. Serão levado a arremate, nas instalações montadas na parte central do campus 70 lotes de animais das raças girolando e holandês. O cadastro para lances será realizado no próprio local.

Serão leiloadas 60 vacas paridas, 60 bezerras, 30 novilhas e 5 tourinhos gir. A organização do evento está a cargo da empresa Realiza Leilões.

Mais Informações: www.lelaovicosa.blogspot.com ou (31) 8602-7499