Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

83ª Semana do Fazendeiro começa neste sábado


Começa neste sábado (7), a 83ª edição da Semana do Fazendeiro, o mais tradicional evento de extensão do País. Até sexta-feira (13), acontecerão, no campus Viçosa da UFV, diversas atividades norteadas pelo tema Inovação e Desenvolvimento Social no Campo. Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, o objetivo desta edição é enfatizar o atual desafio de inovar o campo com uma agricultura de baixa emissão de carbono, pelo uso eficiente de recursos naturais e pela inclusão social.

Pela primeira vez, a Semana do Fazendeiro contará com três workshops, com debates sobre A mulher rural, o Programa de Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e a Proposta de Legislação Florestal e seus impactos sobre a Agricultura de Montanha. Além disso, serão oferecidos 208 cursos, ministrados por professores, técnicos administrativos e alunos da UFV; 62 consultorias coletivas pela Clínica Tecnológica, abordando 53 temas; dias de campo; leilões; exposição de animais e de máquinas agrícolas, além de feiras de artesanato e de alimentação.

Na parte cultural, estão programados vários shows no Espaço Multiuso, com artistas da cidade e região. No primeiro dia da Semana do Fazendeiro, o Circuito Turístico Serras de Minas iniciará as atividades culturais, às 18h30, com suas tradicionais quadrilhas; em seguida, Chiquinho & Ramon Rosado se apresentarão, às 20h30, e Edson & Junior às 22h. A programação cultural completa pode ser conferida no link https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=16915&link=portal.

Atividades diferenciadas
Durante o evento, acontecerá também a Troca de Saberes, com o objetivo de articular os saberes populares com os conhecimentos produzidos no meio acadêmico. Haverá também a 4ª Semana da Juventude Rural, que envolverá cursos de formação para a melhoria das perspectivas dos jovens no campo. A expectativa é a de que essas atividades associadas aos cursos reúnam cerca de dois mil produtores rurais.

Desde 2010, as emissões de carbono geradas pela Semana do Fazendeiro vêm sendo calculadas e neutralizadas com a plantação de árvores de espécies nativas em áreas degradadas. Por meio do Projeto Carbono Zero, coordenado pelo Departamento de Engenharia Florestal, já houve uma redução de 10 toneladas na emissão. Em 2012, a equipe responsável pelo Carbono Zero estará atuando novamente para tornar o evento ecologicamente mais sadio e chamar a atenção dos produtores sobre suas atitudes no campo.