Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Troca de Saberes alia conhecimentos de agricultores e pesquisadores

Uma das atividades desenvolvidas ao longo da Semana do Fazendeiro é a Troca de Saberes. Ela acontece desde 2009 com o objetivo de aliar os conhecimentos científicos produzidos no ambiente acadêmico aos saberes do agricultor. Nesse contexto, os professores e estudantes da UFV atuam como mediadores do diálogo entre a Universidade e os agricultores.

De acordo com professor do Departamento de Educação Willer Araújo Barbosa, “a Universidade precisa ser um lugar que acolha a discussão sobre a agricultura familiar, principalmente sobre o uso indiscriminado de agrotóxicos”. Por isso, este é um dos 27 temas discutidos nas instalações pedagógicas - que acontecem até esta terça-feira (10) em todo o campus da UFV - que utilizam a metodologia do Círculo de Cultura, baseado nos referenciais do educador Paulo Freire.

O produtor rural de Araponga Niuton Teotônio, mais conhecido como “Seu Neném”, participa da Troca desde sua primeira edição. Ele, que considerava a Semana do Fazendeiro exclusiva para os grandes proprietários, hoje, se sente incluído na programação do evento, principalmente na tenda da Troca de Saberes. “Para mim, a Semana passou a ser a Semana do Agricultor Familiar. É o doutor se aproximando do pequeno agricultor”.

Além de compartilhar experiências, a Troca de Saberes propõe a integração dos participantes por meio de manifestações culturais. De acordo com uma das organizadoras Larissa Costa, o espaço tem a intenção de trazer a cara da cultura brasileira e do pequeno agricultor, fortalecendo e resgatando as movimentações culturais de Viçosa e região.

E o Seu Neném convida: “Acho que todos os pequenos agricultores deveriam aproveitar essa oportunidade. Vale muito a pena participar. É um momento em que aprendemos e podemos também ensinar”.

Vale lembrar que, na tenda maior da Troca de Saberes, localizada ao lado da lanchonete do DCE, está funcionando uma feira de produtos orgânicos. Ali estão sendo comercializados produtos da “Rede de Prosumidores Agroecológicos”, da qual fazem parte produtores que trabalham com agroecologia.



Abertura oficial e ampla programação cultural nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira (9), será aberta oficialmente a 83ª Semana do Fazendeiro, em cerimônia realizada, às 19h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, presidida pela reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares. A abertura contará com a participação do poeta Euro Parrique.

Vale destacar também que, nesta segunda, além dos shows noturnos no Espaço Multiuso, a programação cultural da Semana do Fazendeiro inclui sessões gratuitas de filmes no auditório do Departamento de Engenharia Florestal. Confira as opções:

Filmes
14h: O Gato de Botas (2011)
As aventuras do Gato de Botas, um dos personagens mais amados do universo de Shrek.

16h: Cinema Paradiso (1988)
Um cineasta relembra sua infância e sua profunda amizade com o projecionista do cinema da aldeia em que vivia quando criança.

Shows
21h: Seresta Zé Bóia (Viçosa)
22h: Rubinho do Vale (Vale do Jequitinhonha)

Começam cursos, clínicas tecnológicas, workshop e instalações da Troca de Saberes


As atividades voltadas especificamente para os produtores rurais começam, efetivamente, nesta segunda-feira (9), com os cursos, as clínicas tecnológicas e as instalações pedagógicas da Troca de Saberes, que envolverão 27 temas.

Este ano, serão oferecidos, em todo o campus, 208 cursos, ministrados por professores, alunos e técnicos administrativos da UFV e órgãos parceiros: a maioria deles (39) relacionada à agropecuária. O restante envolve temas que vão da ciência no dia-a-dia à produção e conservação do vestuário.

Nesta segunda, acontece também o primeiro dos três workshops que farão parte da programação do evento. Das 14h às 18h, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, o Programade Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono será debatido por especialistas de diversas instituições. Dentre eles, a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Míriam Ester Soares e os professores da UFV Sílvio Nolasco de Oliveira Neto e Lino Roberto Ferreira.

Já a Clínica Tecnológica será realizada de segunda a quinta-feira, das 10h às 18h, nas salas do Centro de Ensino e Extensão (CEE). Serão 61 clínicas sobre 52 temas. Em termos práticos, elas representam uma consultoria coletiva (com turmas de até sete pessoas) oferecida, gratuitamente, aos inscritos na Semana do Fazendeiro. Para participar, os interessados deverão agendar o atendimento na Secretaria da Clínica Tecnológica, no prédio do CEE.

Paralelamente às atividades da Semana do Fazendeiro, continuarão acontecendo ao longo da semana, as feiras de artesanato e de alimentação, as exposições de máquinas e produtos agrícolas, a minifazenda e a programação cultural.

Semana do Fazendeiro é destaque na mídia estadual e nacional


A Semana do Fazendeiro tem recebido ampla cobertura da imprensa local e nacional. O repórter da TV Integração Felipe Menicucci, desde sexta-feira (6), vem transmitindo, diretamente do campus Viçosa, uma série de reportagens e entrevistas, muitas delas ao vivo.

No sábado, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares e o pró-reitor de Extensão e Cultural, Gumercindo Souza Lima, participaram ao vivo do programa MG Rural. Também no sábado, o chefe da Divisão de Assuntos Culturais, Geraldo Leandro da Silva Filho, foi entrevistado do MG TV primeira edição.

Nesta segunda-feira, a professora Maria Catarina Megumi Kasuya teve uma participação, ao vivo, no Globo Rural, onde falou sobre o curso de Cogumelos que ministrará durante a Semana do Fazendeiro. A entrevista está disponível no  portal de notícias G1 e pode ser assistida no link http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/07/em-mg-semana-do-fazendeiro-fala-sobre-desenvolvimento-no-campo.html

O pró-reitor Gumercindo Souza Lima também falou sobre o evento, nesta segunda-feira, no Bom Dia Minas de Belo Horizonte. A entrevista está no link http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/t/todos-os-videos/v/universidade-federal-de-vicosa-realiza-a-semana-do-fazendeiro/2031664

Abaixo um registro do Felipe Menicucci entrevistando o agricultor Wanderley Cordeiro, de Itaperuna (RJ), que participa pela 50ª vez da Semana do Fazendeiro.


Shows e grande público marcam o segundo dia


A segunda noite de atividades culturais da Semana do Fazendeiro foi marcada por inúmeras pessoas circulando pela feira, barracas e estandes do evento. A primeira apresentação da noite de domingo (8) foi da dupla viçosense Natália e Eliane. Com quase duas horas de show e um repertório que incluiu do sertanejo universitário à moda de viola, a dupla animou o público, que lotou o Espaço Multiuso da UFV.

A atração mais esperada da noite foi a dupla Sá e Guarabyra. O técnico florestal José Maurício Lopes Pinto é fã de carteirinha e conheceu o trabalho dos músicos quando ainda estava na faculdade. Ele trouxe para o show a esposa e a filha de 15 anos que também são fãs da dupla. “Este é o 10º show que eu acompanho. Adoro Sá e Guarabyra”.

O rock rural, estilo criado na década de 70 por Sá, Guarabyra e o saudoso Zé Rodrix, também encanta a artesã de Juiz de Fora Sônia Ramos Souza. Ela conta que os sucessos deles fazem parte de sua vida e de sua geração e não conseguiu definir sua música preferida. Para ela, cada uma marca um momento especial.

O estudante Reginaldo Castro Souza também esteve presente nas apresentações. Morador de Viçosa, ele acompanha as atividades da Semana do Fazendeiro todo ano. Para Reginaldo, o momento é importante para prestigiar as atrações culturais e interagir com a população.


 

 

Chegada dos participantes movimenta campus da UFV

Cerca de mil participantes chegaram ao campus Viçosa da UFV, neste domingo (8), para o credenciamento na 83ª Semana do Fazendeiro. O hall de entrada do Centro de Vivência, onde está instalada a secretaria do evento, esteve movimentado desde as primeiras horas da manhã e está previsto que mais produtores rurais se apresentem neste início de semana.

Segundo informações da secretaria, a maior parte do público, assim como em anos anteriores, é proprietária de áreas de até 110 hectares, conta com mão de obra familiar e trabalha com cafeicultura e pecuárias leiteira e de corte.

O agricultor Wanderley Cordeiro, de Itaperuna (RJ) chegou para o credenciamento acompanhado por alguns familiares. Ele, que foi homenageado em 2011 pela presença em 49 edições do evento, destaca que os cursos oferecidos sempre proporcionam bons aprendizados. Por isso, está em Viçosa mais uma vez, buscando atualizar seus conhecimentos para inovar em seu campo de atuação: a citricultura.

A recepção de participantes, neste ano, está sendo feita por técnicos administrativos e alunos da UFV por meio de um sistema organizado por senhas. Na quarta-feira (11), será a vez de jovens com idade entre 16 e 29 anos se credenciarem para a 4ª Semana da Juventude Rural. Abaixo, um registro do agricultor Wanderley Cordeiro e do credenciamento.