Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

IV Semana da Juventude Rural inicia atividades

Cerca de 250 jovens, com idade média de 18 anos, promoveram uma movimentação diferente no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, na tarde desta quarta-feira (11). Eles participaram da abertura da IV Semana da Juventude, coordenada pela Emater-MG em parceria com a UFV. O encontro dos jovens, que durará até 13 de julho, faz parte do Projeto Transformar, realizado pela Emater nas regionais Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu, Muriaé e Cataguases, com o objetivo de capacitar os jovens econômica e socialmente.

Dentre desse contexto, a proposta da Semana da Juventude Rural é estimular o trabalho em comunidade e o conhecimento de tecnologias e de outras realidades além do campo. Para isso, professores de diferentes departamentos da Universidade oferecem cursos e oficinas. Dentre os vários temas trabalhados estão saúde, drogas e sexualidade, planejamento do terreno e da habitação rural, armazenamento de produtos agrícolas em pequenas propriedades, energia renovável e fabricação de tijolos solo-cimento.


A cerimônia de abertura da IV Semana da Juventude Rural contou com as presenças do pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima; do secretário de Agricultura de Viçosa, José Antônio Gouveia; do gerente regional da Emater Celso Luiz de Oliveira; do diretor de Extensão da UFV, Ney Sussumu Sakiyama, e da coordenadora regional de Bem-Estar Social da Emater-MG, Margareth do Carmo Cruz. 


Apicultores aprendem sobre produção de geleia real


Terminaram, nesta quarta-feira (11), os cursos da área de criação de abelhas oferecidos, durante a Semana do Fazendeiro, pelo Departamento de Entomologia da UFV. Além de instruções para o manejo de colmeias para produção de mel, própolis e pólen, os apicultores tiveram acesso à informação sobre como produzir geleia real, um complemento alimentar que garante melhor absorção de aminoácidos e ácidos graxos, importantes para o organismo.

Com o curso Manejo de colmeias para a produção de geleia real e rainhas, ministrado pelo professor Weyder Cristiano Santana, os apicultores aprenderam que, além de ser um produto saudável, a geleia real é também de fácil produção. Mas, para isso, é necessário, segundo ele, conhecimento técnico.

Para os participantes, a produção de geleia real é uma oportunidade para geração de lucros. O produtor de café Antônio José de Oliveira diz que a produção de sua plantação pode crescer em até 30% de volume com a polinização das abelhas. Vera Lúcia Santos, que veio de Salvador para aprender sobre a apicultura, promete aliar a produção da geleia  à criação de gado e à plantação da cana-de-açúcar para gerar uma renda a mais em sua fazenda. 

Os participantes do curso aprenderam também a fazer o manejo de colmeias para a  produção de abelhas rainhas de melhor qualidade.

Estúdio Acústico movimenta tarde de quarta-feira com música e entrevistas

Quem passou pelos estandes da Semana do Fazendeiro na tarde desta quarta-feira (11) pôde assistir à apresentação ao vivo do Estúdio Acústico. Ancorado por João Vicente e Luciano Sant’Anna, o programa levou música e animação aos telespectadores da TV e ouvintes da Rádio Universitária FM.

Karak Rocha, estudante de engenharia da UFV, apresentou, no primeiro bloco, diversas canções de pop rock e MPB e falou um pouco sobre sua vida e carreira. Em seguida, Guaxupé e Aloísio sanfoneiro deram uma palhinha daquela que promete ser uma grande noite de viola. Eles representaram a dupla Gil e Guaxupé, que será uma das atrações do Espaço Multiuso.

O programa teve também entrevistas ao vivo, comandadas pela bolsista do curso de Comunicação Social Kamilla Bernardes. O chefe de jornalismo da Rádio Universitária, Pedro Ivo, foi o primeiro entrevistado e contou um pouco sobre a rotina da equipe da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) durante a realização da Semana do Fazendeiro.

O fotógrafo André Berlinck também participou do programa e comentou sobre sua exposição de fotos UFVista de cima, que está instalada em frente ao Centro de Vivência. Para finalizar as entrevistas, a coodenadora do Projeto Semente, Deise Magalhães, explicou a importância do programa, que é direcionado aos portadores de deficiência mental.


Curso de Preparação de Café Convencional promove degustação e dá dicas

Um grupo de 27 estudantes de escolas agrícolas do Espírito Santo - filhos de produtores rurais – esteve entre os participantes do curso Preparação de Café Convencional, ministrado pelo produtor e torrefador de café João Carlos Schmolz de Mattos, na manhã desta quarta-feira (11). Eles decidiram pelo curso em função do interesse na área e para repassar aos amigos e familiares o passo a passo do café saboroso e de qualidade.

Foi assim com a estudante Marina do Nascimento, 17 anos, que veio de Águia Branca (ES) e pretende repassar os ensinamentos à sua mãe para tomarem sempre o melhor café. Ela, que se formará no final do ano no curso técnico em Agropecuária, diz que conhecer a Semana do Fazendeiro e fazer o curso de Preparação de Café Convencional foi “uma experiência muito válida”.

O pequeno produtor de café Mauro Getulino (Manhuaçu), que participa da Semana do Fazendeiro pela oitava vez, também estava no curso. Responsável pelo “cafezinho da manhã” em sua casa, ele experimentou todos os tipos sem açúcar para sentir melhor o gosto da bebida. Sobre a Semana do Fazendeiro, Mauro afirmou: “enquanto eu tiver vida e saúde, quero participar do evento”.

De acordo com o coordenador do curso, tudo influencia no preparo do café: da escolha do pó, passando pelo filtro até a garrafa térmica. “Um ponto importante é o tempo de preparo que deve ser de, no máximo, quatro minutos desde a hora de coar o café até fechar a garrafa”.
Confira algumas dicas de João Mattos para fazer um saboroso café em casa:

Modo de preparo:
-Quando for utilizar o filtro de papel, dobre as laterais, onde ficam as costuras.
-É recomendável que a água seja filtrada e que sua temperatura esteja entre 92ºC e 96ºC. Se ela entrar em ebulição, aguardar um pouco.
-Com a água quente, molhar o filtro e a garrafa para eliminar os resíduos. Não se esquecer de tirar a água da garrafa.
-Colocar o pó no filtro. A quantidade ideal é de 40g a 100g por litro.
-Em seguida, molhar todo o pó com água quente em pequenas quantidades. Esperar o pó descer e manter um fio contínuo de água até a metade do filtro.
-Agora, é só servir e degustar um saboroso café.

Importante:
-O café só deve ser adoçado após o preparo e, quando conservado na garrafa térmica, deve ser consumido em até uma hora.



Pró-reitorias, centros de ciências e departamentos expõem na 83ª Semana do Fazendeiro


Diversos estandes da 83ª Semana do Fazendeiro são dedicados à mostra de projetos institucionais. Nos espaços ocupados pelos centros de ciências estão à disposição do público informações sobre projetos sociais e consultorias prestadas pelas empresas juniores. Por meio do Projeto Sabão Ecológico, do Departamento de Engenharia Civil, o público está sendo orientando, por exemplo, sobre a degradação ambiental gerada pelo descarte do óleo de cozinha e os benefícios da sua reciclagem. Os participantes do projeto também estão recolhendo o óleo usado para a fabricação de sabão.

Ligada ao Departamento de Engenharia de Produção, a ONG Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Viçosa informa sobre o cultivo e o consumo do fruto da Juçara, palmeira nativa da Mata Atlântica que está em extinção. O projeto original, desenvolvido na cidade de Rosário da Limeira (MG), tem o objetivo de minimizar a derrubada da palmeira para a retirada e venda do seu palmito e capacitar a população para a exploração adequada do seu fruto, que pode ser muito lucrativa.

O Projeto Reciclar, da Pró-Reitoria de Administração, por meio da Gerência de Resíduos e Rejeitos, responsável pela difusão da coleta seletiva na UFV, disponibilizou, em diversos pontos da Semana do Fazendeiro, coletores de lixo reciclável, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e cartuchos de impressoras. No final do evento, os materiais serão enviados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAMARE), parceiros do projeto.

No estande da Emater, que está ministrando 32 cursos na 83ª Semana do fazendeiro, e dividindo com a UFV a coordenação da IV Semana da Juventude Rural, estão sendo apresentados alguns projetos, como a Horta Doméstica. Reutilizando garrafas PET e ocupando espaços verticais em residências, a horta é voltada para a produção familiar de hortaliças e plantas medicinais.

Outros espaços institucionais colocaram resultados de suas atividades à disposição dos visitantes da Semana do Fazendeiro. Para conhecer, basta visitar os estandes localizados ao lado do Centro de Vivência.



Equipes de TVs produzem reportagens sobre a Semana do Fazendeiro

Equipes de reportagem de diversas TVs têm produzido matérias direto da 83ª Semana do Fazendeiro. Depois da TV Integração de Juiz de Fora ter ficado quatro dias no campus, nesta terça-feira (10) foi a vez da TV Record, também de Juiz de Fora abordar cursos e projetos da UFV (foto).

Uma equipe do programa Globo Universidade, da Rede Globo, também está em Viçosa produzindo um programa que deverá ser exibido em setembro. A partir da Semana do Fazendeiro, o programa irá mostrar experiências positivas na formação dos estudantes.


Programação Cultural no quarto dia

Confira os filmes e shows desta quarta-feira (11) na 83ª Semana do Fazendeiro:

Filmes (auditório do Departamento da Engenharia Florestal)
14h: Happy Feet 2 - O Pinguim (2011) – Infantil
Erik, filho do mestre do sapateado Mano, está em busca do próprio talento no mundo dos pinguins, já que não quer dançar. Ele foge e Mano perde a esperança de ensiná-lo a dançar. Porém, uma ameaça une pai e filho na luta pela sobrevivência.

16h: Madre Teresa de Calcutá (2003) – Drama
Historia de Inês Gonxha Bojaxhiu, Madre Teresa, que ingressou em um Convento de Calcutá, trabalhou em bairros pobres e fundou a Congregação das Missionárias da Caridade.

Shows (Espaço Multiuso)
19h: Felipe Neto & Cassimiro (Viçosa)
20h: Trem Mineiro (Viçosa)
22h: Gil & Guaxupé (Guaxupé)

Mulher rural é tema do segundo workshop

Entre as atividades da 83ª Semana do Fazendeiro norteadas pelo tema Inovação e Desenvolvimento Social no Campo, o workshop A Mulher Rural foi destaque na tarde desta terça-feira (10). Cerca de 300 mulheres que vivem no meio rural da região se reuniram no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino para debater o papel da mulher rural como agente de inovação e de promoção do bem-estar da família. Abordagens sobre saúde, educação, produção agrícola, direitos trabalhistas e previdenciários conduziram o workshop. O objetivo, segundo a coordenadora regional de Bem-estar Social da EMATER-MG, Margareth Guimarães, foi mostrar para a mulher rural sua capacidade proativa na sociedade.

Após uma abertura alegre, com cantos e salvas de palmas dos 11 grupos participantes, a diretora de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Ensino, Leci Soares de Moura e Dias, representando a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares, falou sobre o papel da mulher rural na sociedade, considerando, principalmente, os aspectos educacionais. Em seguida, a coordenadora estadual da EMATER-MG, Maria Helena Pinheiro Soares, discutiu questões de gênero e a importância da presença feminina no desenvolvimento rural sustentável. Finalizando os debates, a representante da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) Cíntia Matos Mesquita abordou a competência de organizações de mulheres na construção de políticas públicas.

Rosa Maria, participante de Paula Cândido, faz parte de um grupo de 22 pequenas produtoras que estão fundando uma associação para organizar a produção e a venda de suas plantações. Para ela, os debates foram incentivadores e, com certeza, serão utilizados nesse processo.

Ao lembrar nomes de mulheres que ocuparam lugares de destaque na sociedade, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, disse que a crescente promoção de espaços destinados à mulher é positiva, porém, precisa ser ampliada. Ele expressou o desejo de transformar A Mulher Rural em um acontecimento anual, para que a mulher também tenha um espaço na Semana do Fazendeiro.

Estiveram presentes no workshop a vereadora Cristina Fontes Araújo Viana; o secretário de Agricultura de Viçosa, José Antônio Gouveia, representando o prefeito Celito Francisco Sari; e o gerente regional da EMATER-MG, Celso Luiz de Oliveira.