Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

IV Semana da Juventude Rural encerra atividades


Centenas de jovens lotaram, na manhã de sexta-feira (13), o auditório do Departamento de Economia Rural para o encerramento da IV Semana da Juventude Rural, realizada, de 11 a 13 de julho, durante a 83ª Semana do Fazendeiro. O evento, realizado em parceria com a Emater-MG, promoveu cursos, oficinas e atividades culturais com os objetivos de qualificação e promoção do conhecimento de outras realidades além do campo.

Para a coordenadora da Semana, Margareth Guimarães, os jovens que participaram do evento serão, futuramente, protagonistas na Zona da Mata mineira. Por isso e por serem tão capazes quanto os que vivem nas cidades, eles precisam que mais oportunidades cheguem ao meio rural. Nesse sentido, a participação da Universidade, em sua opinião, é muito importante. Por essa razão, defende que o apoio e o espaço cedido para o evento sejam cada vez maiores.

Sulielma Henrique da Rocha Araújo reconhece as dificuldades de acesso ao conhecimento dos jovens rurais e, por isso, acha o evento tão significativo. Ela, que veio da zona rural de Manhuaçu (MG) para participar pela primeira vez da Semana da Juventude Rural, aprendeu sobre saneamento básico e pretende aplicar as informações adquiridas na comunidade onde mora. Assim como Sulielma, Romário Vieira Arruda, da zona rural de Bicas (MG), também esteve pela primeira vez na Semana da Juventude Rural. Ele fez o curso Captação e uso de água na pequena propriedade. E depois de aprender a reservar água para irrigar suas plantações em épocas de estiagem, Romário está planejando cultivar e comercializar maracujás.

Durante o encerramento da Semana da Juventude Rural, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, além de agradecer o empenho dos organizadores do evento, convidou os jovens para retornarem no próximo ano, como inscritos na Semana do Fazendeiro. Ele também expressou a vontade de recebê-los em Viçosa como estudantes da UFV.

Também estiveram presentes no Departamento de Economia Rural, o diretor de Extensão, Ney Sussumu Sakiyama, o chefe da Divisão de Extensão, Fernando Antônio Pereira da Silva, e os demais coordenadores da IV Semana da Juventude Rural: Marcelo Libânio, da Emater-MG, Maria do Rosário Salgado e Jorgete Elisa Gibrim Moreira, ambos da UFV.

 

Minifazenda encanta crianças e adultos


Pelo segundo ano consecutivo, a Minifazenda foi uma das grandes atrações da Semana do Fazendeiro, principalmente para a criançada. O pequeno Gabriel Ferreira, 6 anos, ficou encantado ao ver os pequenos animais de perto. Até os adultos paravam para conhecer as miniaturas expostas. O avô de Gabriel, Celi Ferreira, fez questão de levar os dois netos para exposição e garante que a atração agrada a todas as idades.

Além dos minipôneis, minivacas, minicabras e minicarneiros que estiveram na Minifazenda, quem passou por lá pôde conhecer também os minibúfalos e a lhama, um animal raro no Brasil, por ser originário da região da Cordilheira dos Andes. O proprietário dos animais, Ronald de Oliveira, conta que este ano buscou trazer novidades para o evento, além dos tradicionais bichos da fazenda. “Outra novidade foram os roedores: minicoelhos, porquinho da índia, hamster e o topolino, que é a menor espécie de camundongo do mundo”.