Páginas

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Números revelam sucesso do evento


As atividades da 83ª Semana do Fazendeiro terminaram na última sexta-feira (13) com avaliação positiva da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UFV. Segundo o pró-reitor Gumercindo Souza Lima, que há quatro anos coordena a Semana do Fazendeiro, os números e a qualidade das atividades indicam que o planejamento da equipe organizadora foi correto.
A expectativa de se ter mais de dois mil participantes vinculados ao meio rural se confirmou. Foram 1080 agricultores em 210 cursos oferecidos, 320 na Troca de Saberes e 250 jovens na IV Semana da Juventude Rural. Além disso, cerca de 350 mulheres participaram do workshop A Mulher Rural, um dos três promovidos pela Semana do Fazendeiro, que se configuraram como atividades inéditas na história do evento.
Os outros dois workshops reuniram cerca de 200 produtores e discutiram o Programa de Financiamento da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e a Proposta da legislação florestal e seus impactos sobre agricultura. Vale ressaltar que os workshops foram momentos de efetivamente se debater o tema da 83ª Semana do Fazendeiro: Inovação e Desenvolvimento Social no Campo.
Além de nortearem toda a Semana, as duas questões envolvidas no tema também fizeram parte das Clínicas Tecnológicas. Foram 52 com a participação de 420 pessoas, entre produtores e pequenos empresários, confirmando a importância das consultorias coletivas ofertadas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O número de pessoas que circulou pelo evento também confirmou as expectativas da organização, segundo Gumercindo. Calcula-se que a 83ª edição da Semana do Fazendeiro tenha recebido um número recorde de visitantes: 100 mil. Os resultados da circulação dessas pessoas na exposição de produtos agrícolas, nas feiras de artesanato e de alimentação e nas atividades culturais ainda não foram calculados. Mas a equipe da PEC acredita que sejam equivalentes à edição de 2011, que movimentou cerca de R$ 4 milhões.

Planejamento
O pró-reitor de Extensão e Cultura destaca que, mesmo com a greve dos técnicos administrativos, dos professores e alunos, foi possível trabalhar com tranquilidade durante o evento, que envolveu mais de 400 pessoas, entre servidores e estudantes, e 190 estandes. E é essa mesma tranquilidade que Gumercindo Souza Lima deseja para o evento de 2013. Para garanti-la, ele conta que a equipe da PEC já realizou algumas reuniões de avaliação, que serão mais aprofundadas nos próximos dias. O desejo é fazer um planejamento ainda melhor do próximo evento. “Faremos um balanço do que poderemos ou não repetir para que possamos estar ainda mais bem preparados para a 84ª edição da Semana do Fazendeiro”.
Gumercindo destaca o apoio de parceiros, como o Sebrae, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que ofereceram cursos e ajudaram na divulgação do evento.
Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Ferreira Soares, foi uma semana tranquila, em que as pessoas puderam buscar e trazer conhecimento, além de desfrutar de momentos de lazer.  A reitora deixa registrado o seu agradecimento a todos os servidores técnico-administrativos e docentes, bem como os estudantes que ajudaram na condução da 83ª Semana do Fazendeiro e aos participantes, os quais convida para que estejam no evento em 2013.
A próxima edição deverá, inclusive, contar novamente com a presença de moradores de Luziânia (GO), segundo o secretário de Agricultura da cidade, Jorge Meireles, que visitou a reitora na última sexta-feira (13), juntamente com seus conterrâneos Edios Ribeiro da Silva e Rosana Rodrigues. Eles, que representaram uma delegação de 50 pessoas vindas daquela região para a 83ª Semana do Fazendeiro, elogiaram o evento e se colocaram à disposição para contribuir, com suas experiências regionais, nas próximas edições.
Edios Ribeiro da Silva é produtor rural e atua como vice-presidente na Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Luziânia e região (Cariama). Há mais de 20 anos, ele participa da Semana do Fazendeiro a qual considera “um dos melhores eventos do país em nível universitário”. Para ele, “os objetivos foram plenamente alcançados”. O encontro, na opinião da reitora, proporcionou a sensação de objetivo cumprido pela Universidade.