Páginas

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mulheres rurais se reúnem em evento inédito na UFV

O Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino recebeu, nesta segunda-feira (16), 269 mulheres das cidades de Viçosa, Ponte Nova, Manhuaçu e Oratórios para a I Semana da Mulher Rural. O evento, que começou à tarde, após a abertura oficial da 84ª Semana do Fazendeiro, contou com apresentação dos músicos Nívea & João Vitor e com um clipe de fotografias da Emater. Na parte da manhã, as mulheres já tinham participado de uma palestra sobre Gênero e Políticas Públicas, ministrada por Rosângela Maria Machado de Freitas, extensionista de Bem-estar Social do escritório da Emater de Ubá.

A produtora de café Sandra Cerqueira, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), veio de Manhuaçu para participar das atividades. Para ela, a Semana representa a possibilidade de as mulheres levarem o conhecimento adquirido para as suas comunidades, para incentivar e motivar outras trabalhadoras rurais. Catarina Aparecida também estava entre as participantes. Moradora da comunidade Silêncio, de Viçosa, e produtora de café, tomate e pimentão, ela considera esta uma oportunidade rara de poder fazer parte de eventos que geralmente são destinados ao homem: “é um grande passo para nós. Além de aprender muitas coisas, também é um momento de lazer“.

Durante a abertura da I Semana da Mulher, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares contou sobre seu nascimento e infância na área rural de Paula Cândido e destacou o instinto protetor e a fé da mulher. Ela pediu que as participantes do evento sonhem alto e deem valor para a educação que, em sua avaliação, é uma ferramenta segura para o trabalho. A reitora também pediu para que elas incentivem os filhos a estudar em uma universidade, a exemplo de sua mãe, que, mesmo morando na área rural e não tendo a oportunidade de cursar o ensino superior, incentivou seus filhos a estudarem.

Na opinião da reitora, a I Semana da Mulher Rural vem somar ainda mais a interação da UFV com o campo e a economia familiar, da qual “a mulher é um membro importante dentro da família e da propriedade rural”. Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, essa é “a consagração de um trabalho de cidadania da Universidade”. 

A coordenadora regional de Bem-estar Social da Emater de Viçosa, Margareth do Carmo Cruz, explicou que a Semana é fruto de um trabalho de extensão que a Emater vem realizando na região. A ideia é promover uma interação das mulheres com a Universidade e também proporcionar um momento para que elas possam se encontrar com outras trabalhadoras rurais e trocar experiências sobre as perspectiva de vida no campo.

O evento contará com a participação de cerca de 850 mulheres, que virão de municípios diferentes em cada um dos seus três de realização. Nesta terça-feira (17), estarão no campus moradoras das áreas rurais de Brás Pires, Cataguases, Dores do Turvo, Ervália, Guaraciaba, Piranga, Senhora de Oliveira e Visconde do Rio Branco. Na quarta-feira (18), será a vez das mulheres de Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Rio Doce e São Miguel do Anta.


(Bárbara Albuquerque, bolsista)

Abertura oficial da 84ª Semana do Fazendeiro reforça importância do meio rural

A cerimônia oficial da abertura da 84ª Semana do Fazendeiro aconteceu na tarde desta segunda-feira (16), no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino. Ela foi iniciada com a declamação do poema Riqueza de um vaqueiro, pelo poeta Euro Parrique. Em seguida, a representante dos produtores rurais e da 1ª Semana da Mulher Rural, Luzia da Costa Cruz, falou sobre a importância do evento para os produtores e agradeceu a valorização deles pela Universidade. No dialeto Puri, o representante dos agricultores da Troca de Saberes, Dauá Puri, chamou a atenção para as belezas e as riquezas da natureza e afirmou que a troca de saberes entre produtores e Universidade é um caminho para diminuir diferenças.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Gumercindo Souza Lima, lembrou a história da Semana do Fazendeiro com uma frase do engenheiro João Carlos Bello Lisboa, que trabalhou no campus Viçosa em 1932: “este é um evento que deve durar para sempre”. Ele contou que, em 1929, a Semana do Fazendeiro começou com 39 participantes e, hoje, conta com cerca de 1.300. Além deles, o campus Viçosa está recebendo cerca de 430 agricultores familiares, 250 jovens e 850 mulheres rurais, o que representa um crescimento de 60% em relação à edição anterior do evento. O pró-reitor também mencionou o tema – Família Rural: a perspectiva da vida no campo – e falou sobre o atual êxodo rural. Para ele, homens, mulheres e jovens devem sair do campo apenas se tiverem vontade, e não por falta de estrutura, acesso a recursos e conhecimentos: “o desenvolvimento tem que ser para todos. Na Semana do Fazendeiro, queremos transmitir e receber conhecimentos”.

Saudando a plateia, formada, em grande parte, pelas participantes da 1ª Semana da Mulher Rural, a reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares ressaltou que a Universidade defende o fortalecimento do campo, para que as pessoas que vivem nele tenham mais oportunidades e possam fazer suas escolhas. “A UFV tem orgulho de receber os agricultores”, disse.

Participaram da mesa de cerimônia oficial de abertura da 84ª Semana do Fazendeiro o vice-reitor Demetrius David da Silva; o assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Programa Mais Alimento, o gestor de agronegócio Marco Antônio Viana Leite; o representante do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e do presidente da Emater/MG, o diretor administrativo financeiro da Emater/MG, Cícero Filogônio; o prefeito de Viçosa, Celito Sari; o presidente da Câmara Municipal de Viçosa, vereador Luís Eduardo Figueiredo Salgado; o deputado estadual Paulo Lamac; e superintendente do Senar, Antônio do Carmo Neves; o diretor-técnico da Epamig, engenheiro agrônomo Plínio César Soares; o major da Polícia Militar Giovani do Carmo Ramos e o diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFV, Rubens Alves de Oliveira.

Início do evento

Quem visitou o campus Viçosa da UFV, no sábado (14) e no domingo (15), conferiu as primeiras atividades da 84ª Semana do Fazendeiro. Além do início da Troca de Saberes, das feiras comerciais e da programação musical, a minifazenda chamou a atenção do público. Durante a semana, o espaço, que também abriga o estande da Polícia Militar Ambiental, receberá estudantes de diversas escolas da cidade e da região para atividades socioeducativas.

Uma das atrações diferenciadas do sábado (14) foi o Mini Tombo da Polenta. Um grupo de 45 pessoas de Venda Nova do Imigrante (ES) preparou e ofereceu diferentes tipos de polenta para o público, enquanto caminhava pela feira comercial de artesanatos usando vestes e apresentando músicas e danças italianas. A estudante do quarto período do curso de Biologia da Universidade, Gabriela Zorzal Neves, é a atual 1ª Princesa da Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante e achou “muito legal” poder divulgar a cultura da sua região na cidade onde estuda.

Na manhã de domingo (15), o evento iniciou o credenciamento dos inscritos nas atividades especificamente voltadas para os produtores rurais. Segundo o coordenador da Secretaria da Semana do Fazendeiro, Carlos Pacheco dos Santos, a previsão é de que o evento receba cerca de 1.300 produtores rurais para os 257 cursos – entre dias de campo, clínicas tecnológicas e workshops – que serão ministrados por professores, estudantes e técnicos administrativos da UFV e órgãos parceiros.

Elson Araújo e Rita de Cássia Araújo, de Leopoldina (MG), estão participando do evento pela quarta vez. Além de criações de animais e plantações, a propriedade rural do casal possui três açudes e eles vieram até Viçosa aprender sobre criação de peixes. “Sempre é uma oportunidade de melhorar. Estamos buscando inovação”, disse Rita de Cássia. Já Lisca Piske, de Baixo Guandu (ES), está no evento em busca de cursos sobre criação de abelhas. Ela já produz mel e própolis, mas quer melhorar o seu negócio cada vez mais. “O conhecimento adquirido aqui foi muito bom”, ela disse, lembrando-se de outras duas edições do evento das quais participou. 


(Izabel Morais – Fotos: Daniel Sotto Maior)